Missão visa expandir o comércio entre São Paulo e Oriente Médio, além de atrair novos investimentos.

O Estado de São Paulo, inaugurou nesta segunda-feira, dia 10 de março, um escritório comercial na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, com o objetivo de aumentar o comércio entre o principal centro industrial do Brasil e a região do Oriente Médio e o Norte da África.

O Governador de São Paulo, João Dória, ao lado do Presidente do Grupo e CEO da DP World, Sultan Ahmed Bin Sulayem, lideraram uma cerimônia realizada na Dubai Maritime City. O evento contou ainda com a presença de CEO’s e líderes de cinquenta empresas brasileiras e funcionários do Governo.
As exportações do Brasil para os países árabes cresceram 6,3% ano a ano, atingindo U$ 12,197 bilhões em 2019. As importações brasileiras da região atingiram U$ 6,99 bilhões. O Escritório Comercial terá como objetivo expandir o relacionamento comercial entre São Paulo e a região do Oriente Médio, incluindo exportações de produtos brasileiros, além de atrair investimentos nos projetos de privatização de São Paulo.

O Estado de São Paulo está focando objetivos na expansão de seu relacionamento com regiões de rápido crescimento. A abertura do escritório em Dubai é resultado de uma missão comercial, realizada no ano passado em Xangai. O escritório comercial de São Paulo impulsionará o desenvolvimento da cidade como um hub global para as indústrias marítimas e o comércio mundial.

A InvestSP, agência de promoção de investimentos e exportações de São Paulo, organizou a visita de uma delegação brasileira a Dubai e Abu Dhabi.
“São Paulo tem excelentes oportunidades de investimento em iniciativas de privatização e do setor privado”, disse Wilson Mello, presidente da InvestSP. “A região do Oriente Médio já é uma grande importadora de produtos brasileiros, especialmente de São Paulo, e por isso reunimos uma equipe de empresários e outros representantes do setor privado para fortalecer ainda mais este comércio”, destaca.

“Damos as boas-vindas ao Governador, João Doria, e aos membros da delegação comercial do estado de São Paulo nos Emirados Árabes Unidos. A
inauguração oficial do escritório em Dubai inaugura um novo e empolgante capítulo em nossas relações comerciais, reforçando os fortes laços existentes entre a região árabe e o Brasil ”, disse o Sultan Ahmed Bin Sulayem, Presidente do Grupo e CEO, DP World.

“Houve um crescimento significativo no comércio entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos, bem como com a região árabe em 2019. Vemos grandes oportunidades para expandir nosso relacionamento comercial, beneficiando negócios e pessoas dos Emirados Árabes Unidos e do estado de São Paulo”, bin Sulayem acrescentou.

“São Paulo responde por 60% da produção de açúcar do Brasil, com cerca de 18 milhões de toneladas. Na atual safra, deverá exportar quase 13 milhões de toneladas. Se fossemos um país, nosso Estado seria o terceiro maior produtor do mundo e o segundo maior exportador. Daí a importância de São Paulo para o setor”, declarou o Governador João Doria.

A visita da delegação ocorre de 8 a 13 de fevereiro, incluindo reuniões com empresas e investidores locais em Dubai e Abu Dhabi. Além dos empresários, a delegação inclui os secretários Henrique Meirelles (Tesouraria), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Junqueira (Agricultura e Abastecimento), João Octaviano (Logística e Transporte) e Júlio Serson (Relações Internacionais).

Estrutura Distribuído em uma área de 133 m2, o escritório possui recepção, duas salas e uma seção com estações de trabalho. Toda a infraestrutura e aluguel serão financiados pelo governo de Dubai. Apenas os funcionários serão remunerados pelo Governo de São Paulo. Para a direção do escritório em Dubai, Doria escolheu Silvia Pierson, que já foi chefe de operações internacionais da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Miami.

Sobre a DP World

Somos o principal fornecedor de soluções logísticas inteligentes, permitindo o fluxo comercial em todo o mundo. Nossa ampla gama de produtos e serviços abrange todos os elos da cadeia de suprimentos integrada – de terminais marítimos e fluviais a serviços marítimos e parques industriais, bem como soluções de clientes orientadas por tecnologia.

Fornecemos esses serviços por meio de uma rede global interconectada de mais de 150 operações em mais de 50 países em seis continentes, com uma presença significativa nos mercados de alto crescimento e maduros. Onde quer que operemos, integramos sustentabilidade e cidadania corporativa responsável em nossas atividades, buscando uma contribuição positiva para as economias e comunidades em que vivemos e trabalhamos.

Nossa equipe dedicada, diversificada e profissional, com mais de 50.000 funcionários de mais de 120 países, está comprometida em oferecer valor incomparável a nossos clientes e parceiros. Fazemos isso focando em relacionamentos mutuamente benéficos – com governos, remetentes, comerciantes e outras partes interessadas ao longo da cadeia de suprimento global – relacionamentos construídos sobre uma base de confiança mútua e parceria duradoura.

Pensamos no futuro, antecipamos as mudanças e implantamos a tecnologia líder do setor para oferecer as soluções comerciais mais inteligentes, eficientes e inovadoras, garantindo um impacto positivo e sustentável nas economias, sociedades e em nosso planeta.

Sobre a DP World Santos

A DP World Santos é um dos maiores terminais multimodais privados do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP).

Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, proporciona   mais de 800 empregos diretos e 1.500 indiretos.

Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um container de 20 pés).